Graças à evolução tecnológica e as possibilidades da internet, as empresas têm diversas formas inéditas de divulgar seus produtos. Você sabia que um blog é uma ótima ferramenta de vendas?

Não se trata de usar o espaço do seu blog para destacar cada detalhe e vantagem do seu catálogo. O marketing de conteúdo consiste em conquistar a confiança do seu público por meio da publicação de posts legitimamente interessantes que resolvam algum problema dele.

Com o aumento da credibilidade da sua empresa, essas pessoas se sentem mais seguras de descobrir seus produtos e comprá-los. Quem não estiver pronto para uma compra naquele momento pode continuar consumindo seu material até chegar nesse estágio.

Para que tudo isso funcione corretamente, você precisa adotar algumas estratégias ao lidar com o seu blog. Confira 4 dicas para utilizá-lo como uma ferramenta de vendas:

1. Tenha CTAs eficientes

Para o conteúdo do blog servir como ferramenta de vendas para a sua marca, você deve ter caminhos muito claros que levem seu público de um ponto ao outro. Isso se faz por meio de um call-to-action bem planejado.

Isso não significa que cada post do seu blog deve ter uma chamada para um produto. O mais importante é que existam ligações eficientes entre o conteúdo que possa aumentar o tempo de permanência do visitante e, eventualmente, levá-lo a uma compra.

2. Ofereça valor ao seu público

Por que as pessoas teriam interesse em ler o seu conteúdo? Para começar, ele não deve ser explicitamente promocional, por mais contraditório que isso pareça. As pessoas querem valor no material que consomem, não publicidade.

Portanto, leve em consideração o que você sabe sobre as necessidades do seu público e ofereça justamente o que ele está procurando. Com a confiança conquistada nesse estágio, você poderá usar seu blog como ferramenta de vendas.

3. Divulgue o seu conteúdo

De nada adianta implementar uma estratégia de posts completamente direcionados a sua persona sem que exista a devida divulgação deles. Por melhor que seja o seu SEO, pode demorar um pouco para que as visitas do Google comecem a vir.

Enquanto isso não acontece, você pode publicar links para os seus posts nas redes sociais da empresa. Isso permite atingir um público que pode até nem saber que o blog existe e começar a consumir seu conteúdo.

4. Fique de olho nos seus dados

Todo blog possui métricas de visitas que podem servir de termômetro para a eficiência da sua estratégia como ferramenta de vendas. Você não precisa trabalhar com suposições: por meio de um recurso como o Google Analytics, dá para saber exatamente quais tipos de conteúdo direcionam mais compras.

Essas informações são altamente valiosas porque legitimam as suas decisões e tornam o trabalho bem mais fácil. Se os números não estiverem no nível esperado, vale a pena reformular a sua estratégia até os resultados melhorarem.

Ao implementar cada uma dessas estratégicas, você vai conseguir usar o blog da sua empresa como uma autêntica ferramenta de vendas. Basta conhecer muito bem o perfil do seu público e desenvolver um conteúdo que consiga dialogar com essas pessoas. Cada um desses pontos é essencial para que seus visitantes sejam direcionados aos seus produtos no tempo certo e com a abordagem adequada.

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