O e-mail marketing é uma ferramenta já tradicional dentro do marketing digital. Porém, muitas pessoas ainda o utilizam de forma não tão produtiva assim, o que acarreta em dificuldades de conversão e atrapalha o alcance do propósito final da empresa. 

Utilizar esse mecanismo de forma adequada é um elemento que facilita a construção de um relacionamento sólido com o cliente. Exatamente nesse sentido, listamos as melhores práticas para fazer um processo de e-mail marketing criativo e ajudar você a tirar o máximo proveito dessa poderosa ferramenta. 

1. O título é o primeiro grande passo  

Um bom título é o primeiro passo para criar um e-mail marketing de sucesso. Para despertar a atenção do leitor, é preciso englobar curiosidade e benefícios já de imediato. Caso contrário, o texto passará batido. 

Chamadas fortes como “descubra como fazer sua viagem dos sonhos com 30% de desconto” são exemplos dessa síntese feita de forma eficiente, pois incita a curiosidade (descubra) e apresenta o benefício (o desconto). 

2. Conteúdo de qualidade: a síntese do e-mail marketing criativo

O texto deve seguir o que foi sugerido pelo título, mas também deve ter elementos para que possa se destacar e facilitar o processo de conversão. De outra forma, ele ficará apenas na etapa de e-mail aberto e logo será deletado pelo cliente. 

Dentre esses elementos, podemos citar: a segmentação do público (a fim de não criar textos muito gerais), perguntas bem elaboradas no meio do texto (para gerar maior envolvimento do cliente com o assunto) e a fuga das palavras mais comuns como “compre” e “veja” (para não gerar a sensação de “mais do mesmo”).

3. Design como facilitador de conversão

Você tem uma identidade visual que representa bem a sua empresa? Ótimo, então por que não usá-la para criar um template que facilite a identificação pelos seus clientes? Esse é um exemplo que gera conforto para o leitor, já que ele sabe que o remetente do e-mail é alguém com que ele possui alguma afinidade e o uso da sua identidade visual proporciona esse sentimento. 

A inserção de imagens também é um elemento importante, já que é fundamental que elas tenham a máxima qualidade possível. Além disso, elas não devem ser colocadas em excesso, a fim de gerar um design equilibrado e que facilite o processo de conversão. 

4. Elaborar um CTA que chame a atenção 

O CTA (Call to Action) é um dos elementos fundamentais para gerar um bom número de conversões. Surge sempre como um “grand finale” e deve estar bem posicionado dentro do texto. 

Já que tem o propósito de levar o leitor a tomar uma ação, deve ser rápido, curto e direto, usando frases simples, mas que tenham elementos importantes dentro do processo de vendas, como urgência ou escassez.

O uso dessas práticas possibilitará que você elabore um e-mail marketing criativo e que possa gerar ótimos resultados. Lembre-se de que essa ferramenta é parte integrante de uma estratégia de marketing digital e, por isso, deve ser planejada dentro do que a empresa busca oferecer ao mercado, a fim de fortalecer a sua imagem perante o público. 

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