Como andam os seus resultados de e-mail marketing? Esse é um canal de comunicação com gigantesco potencial para empresas de diversas áreas, mas somente quando é implementada uma estratégia de qualidade.

Criar campanhas de e-mail marketing significa planejar muito bem o conteúdo que será entregue e para quem. Sua empresa pode ter uma lista única de contatos ou várias, além de disparar diversos tipos de e-mails periodicamente. Existem múltiplos formatos possíveis para se trabalhar ao lidar com e-mail marketing.

No entanto, é muito fácil cair em alguns erros que podem prejudicar seriamente os seus resultados de e-mail marketing. Para passar longe deles, você precisa adotar algumas boas práticas no seu dia a dia, tendo em vista os objetivos da sua marca.

Veja, a seguir, 5 dicas para otimizar os resultados de e-mail marketing:

1. Otimize o código HTML

Os seus resultados de e-mail marketing dependem muito da experiência que o seu público tem ao interagir com ele. Uma das maneiras de garantir sucesso consiste em aprimorar o código HTML dos seus envios.

Caso o seu e-mail marketing possua um código mal otimizado e repleto de recursos em excesso, pode se tornar pesado demais para ser carregado. Além de demorar para abrir, pode comprometer uma parte considerável do plano de dados de quem acessa seu conteúdo pelo celular.

2. Use templates responsivos

O layout do seu e-mail marketing é pensado apenas para computadores? Então, você está alienando uma boa parcela da sua audiência ao trabalhar dessa forma. É necessário considerar também quem está abrindo o seu conteúdo em dispositivos móveis, como smartphones.

Para evitar que seus resultados de e-mail marketing sejam prejudicados, você precisa utilizar templates responsivos. Eles são capazes de se adaptar a qualquer tamanho de tela, funcionando adequadamente tanto pelo computador quanto pelo celular.

3. Segmente sua base de e-mails

Entregar o mesmo conteúdo para toda a sua base de contatos não é muito estratégico. Nela, podem existir pessoas com interesses bem diferentes que necessitam de uma abordagem mais personalizada da sua parte. Os benefícios disso fazem valer o esforço extra envolvido.

Ao dividir a sua lista em partes menores baseando-se em algum critério que faça sentido para o seu negócio, o próximo passo é produzir um conteúdo que seja do interesse desses grupos.

4. Envie conteúdos atrativos e relevantes

As pessoas têm contato com muito conteúdo diariamente. E-mails, redes sociais, sites, blogs, entre outros, conseguem monopolizar as atenções. Para que o seu material chame a atenção, é necessário agregar algum valor. Ele precisa ser atrativo e relevante.

Para saber qual caminho seguir até isso, você tem que conhecer o suficiente a respeito do perfil e das necessidades do público-alvo do seu e-mail marketing. O propósito do seu conteúdo é solucionar os problemas do dia a dia de quem está lendo. Se ele não faz isso, então deve ser revisto.

5. Faça a análise dos seus resultados

Para ter certeza de que os seus resultados de e-mail marketing estão dentro do desejado, você precisa olhar para as suas métricas com regularidade. Aproveite que um dos maiores benefícios do marketing digital é poder acessar dados de performance em tempo real, permitindo realizar ações pontuais quando necessário.

Veja como está a sua taxa de abertura para detectar a eficiência dos seus assuntos. Confira se o seu público está se interessando o suficiente em seu conteúdo ao observar a taxa de cliques e analise se está conseguindo atingir seus objetivos ao monitorar a taxa de conversão.

Ao seguir cada uma dessas dicas, você poderá melhorar consideravelmente os seus resultados de e-mail marketing. São ações voltadas para tornar o seu material mais estratégico e entregá-lo a um público interessado em recebê-lo. Trata-se de um meio altamente eficaz para obter retornos de qualidade, bastando conhecer bem a sua audiência e implementar uma estratégia que consiga dialogar com ela.

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