Usar as ferramentas de marketing digital certas para mensurar resultados é algo essencial para traçar estratégias eficientes nessa área. Quando foi a última vez que você analisou algumas possibilidades e melhorou seu jeito de trabalhar?

O marketing digital conta com possibilidades quase infinitas para as marcas se destacarem em seus respectivos mercados. Mas, para garantir bons resultados em suas iniciativas, é necessário implementar uma estratégia eficiente. Não se baseie em suposições vazias: somente tome decisões a partir de fatos.

Para utilizar esses recursos da maneira ideal, é necessário implementar um mindset focado em melhorias constantes: use os dados obtidos para detectar oportunidades e pontos que precisam de ajustes. Sem isso, fica impossível ultrapassar seus concorrentes.

Confira, a seguir, 5 ferramentas para mensurar seus resultados de marketing digital:

1. Google Analytics

Uma das ferramentas de marketing digital consideradas essenciais para qualquer empresa, o Google Analytics é capaz de captar uma grande quantidade de números a respeito do seu site.

Você pode monitorar diversos aspectos da sua página, inclusive informações sobre acessos, e analisar o caminho percorrido pelos visitantes até realizarem uma compra. É possível gerar relatórios baseando-se em períodos específicos e fazer comparações com intervalos de tempo anteriores.

2. SEMrush

SEMrush oferece um relatório completo a respeito do nível de qualidade da otimização do seu site. Ele mostra:

  • como está o seu ranking orgânico no Google;
  • quais as palavras-chave que trazem mais resultados;
  • como possíveis falhas estão comprometendo seu sucesso.

Além disso, o SEMrush também permite que você analise dados a respeito dos seus concorrentes. Assim, você pode detectar oportunidades vantajosas para aproveitar.

3. OpSocial

As redes sociais integram de boa parte dos planejamentos de marketing da atualidade. É essencial que você conte com ferramentas que ajudem a medir o sucesso nessas plataformas.

OpSocial é capaz de agregar métricas do Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Google+ em uma única interface, economizando seu tempo e gerando relatórios mais completos. Com ele, você também consegue monitorar menções a palavras estratégicas em todas essas redes sociais.

4. Moz Pro

Para atingir uma boa posição no Google, você deve contar com ferramentas de marketing digital que sejam capazes de apontar os caminhos certos. O Moz Pro faz um diagnóstico completo da sua situação de SEO, monitorando o seu ranking e comparando-o com benchmarks estratégicos, além de oferecer soluções personalizadas. Trata-se também de um ótimo recurso para monitorar sua evolução ao longo do tempo.

5. Quintly

Para permanecer competitivo em seu mercado, você precisa contar com ferramentas de marketing digital capazes de mostrar como os seus concorrentes estão trabalhando.

Quintly atua com base nessa premissa, oferecendo métricas de performance a respeito das suas redes sociais, mas sempre comparando-as com as dos concorrentes. Isso permite aproveitar um contexto em relação a cada número e desenvolver estratégias melhores.

O uso das ferramentas de marketing é decisivo para obter sucesso na sua área, não importando o mercado em que sua empresa está inserida. Escolha aquelas que melhor se adaptam às suas necessidades e implemente uma estratégia focada em tornar seus resultados cada vez melhores

Agora que você conhece algumas ótimas ferramentas de marketing digital, não deixe de ficar por dentro das melhores dicas para otimizar suas estratégias e contar com resultados superiores: cadastre-se na nossa newsletter!