Trabalhar com vídeos nas redes sociais é uma ótima maneira de aproveitar a força desse tipo de conteúdo para impactar mais pessoas de modo marcante. O audiovisual é extremamente potente para transmitir informação, conseguindo se adaptar a diversas áreas de mercado diferentes.

No entanto, alguns erros podem prejudicar os seus resultados. Ou seja, é necessário atuar de forma altamente estratégica ao usar vídeos nas redes sociais, tendo em vista que esse é um meio bastante dinâmico em que pode ser difícil se recuperar de falhas.

Para contar com resultados cada vez melhores, é essencial implementar certas iniciativas que garantam mais alcance para o seu conteúdo e a entrega deles para o público adequado. Que tal reformular a sua proposta? Confira as 5 melhores práticas para utilizar vídeos nas suas redes sociais!

1. Escolha as redes sociais certas

É possível aproveitar vários benefícios ao postar vídeos nas redes sociais, mas você precisa acertar na escolha das plataformas. Claro, o YouTube é considerado essencial para esse tipo de conteúdo, mas também vale a pena considerar alternativas como Facebook e Twitter. Estude o perfil do seu público-alvo para entender quais redes sociais ele tem o costume de usar para que você possa atuar onde essas pessoas já estão.

2. Realize transmissões ao vivo

Publicar vídeos nas redes sociais não precisa ser algo restrito a conteúdo gravado. Além disso, cada vez mais plataformas suportam o recurso de transmissão ao vivo. Que tal realizar lives na página da sua marca no Facebook? Ou usar essa funcionalidade no Instagram? Esse tipo de conteúdo gera uma notificação instantânea para os seus seguidores, permitindo um alcance maior que uma publicação convencional.

3. Edite versões diferentes

Um mesmo vídeo pode dar origem a vários, dependendo das suas escolhas de edição. Você pode criar uma versão mais curta para postar nas redes sociais da sua empresa como chamada para o conteúdo principal, postado no seu canal no YouTube. Outra possibilidade consiste em separar o seu material original em blocos distintos, facilitando a navegação para quem deseja acompanhar apenas algumas partes.

4. Use uma boa descrição e tags

Emplacar um bom alcance e engajamento com vídeos nas redes sociais é algo bastante positivo, mas você também precisa se preocupar com a longevidade desse conteúdo. A melhor forma de fazer isso é otimizando-o para que seja encontrado com facilidade no futuro. Por exemplo, a descrição e as tags usadas no YouTube e no Facebook podem atrair público relevante para o seu vídeo, bastando usá-las de maneira estratégica.

5. Analise seus resultados

O uso de vídeos nas redes sociais não deixa de ser como qualquer outra estratégia de marketing de conteúdo: é necessário se basear em seus resultados para tomar decisões certeiras no futuro. Veja quais tipos de vídeos costumam trazer mais visibilidade e sucesso para os seus perfis e utilize essa informação para elaborar estratégias cada vez melhores. O contrário também é importante: confira o que não deu certo e procure entender os motivos.

Utilizar vídeos nas redes sociais é um ótimo caminho para entregar conteúdo de qualidade ao seu público e melhorar os seus resultados no meio digital. Como qualquer outro tipo de iniciativa, requer o uso de boas práticas para que seja possível obter bons retornos. Analise de perto as suas escolhas para se certificar de que estão corretas e permaneça no rumo para o sucesso.

Gostou desse post? Continue acessando dicas estratégicas como essas diretamente da sua caixa de e-mails. Basta assinar a nossa newsletter