Ter um time de marketing terceirizado tem ajudado a reduzir boa parte da carga de trabalho nas empresas. Melhor do que isso, a estratégia contribui para a redução de custos, não precisando mais manter uma equipe inteira de profissionais especializados nela.

Além disso, ela pode trazer melhores resultados para o negócio, já que uma empresa cem por cento focada nesse ramo pode agregar um alto grau de know-how.

No entanto, a dúvida que paira sobre as cabeças dos gestores é: como gerenciar um time de marketing terceirizado?

A tarefa é mais simples do que imagina. E para provar isso, listamos abaixo quatro dicas essenciais para fazer isso com sucesso. Acompanhe!

1. Defina metas claras e objetivas

Quando você terceiriza a função do marketing, precisa depositar toda a sua confiança nos profissionais responsáveis. Isso significa conversar abertamente, demonstrando a estratégia do negócio, as campanhas que fez no passado, bem como os sucessos e fracassos. Essa etapa é importante para a compreensão do que é possível fazer de estratégico no futuro.

Agora, você precisa entregar algumas metas e objetivos que deseja alcançar com a terceirização do marketing. Por exemplo: melhorar 10 posições nos resultados de busca orgânica em seis meses, converter 10% mais leads a cada mês, aumentar a conversão em vendas em 5% ao mês etc.

Ao fazer isso, a empresa de marketing dirá o que é possível ser alcançado e em que tempo, dando a você a oportunidade de ajustar suas metas para um cenário mais realista. Depois, os profissionais darão o seu máximo para alcançá-las.

2. Mantenha a comunicação ativa

Um bom relacionamento dependerá, principalmente, de uma boa comunicação. Como disse no tópico anterior, exponha problemas, anseios e desejos, deixando que o time de marketing terceirizado trabalhe nas soluções. No entanto, acompanhar de perto será importante para que as soluções sejam as mais adequadas possíveis ao seu negócio.

Com uma rotina tão corrida fica difícil dedicar tanta atenção. Sabemos disso. Mas você pode criar um canal de comunicação direta e online apenas para acompanhar o que está sendo feito e contribuir com algumas ideias.

A comunicação ativa também é importante para deixar ambos os lados sempre bem informados com relação as mudanças de mercado, o que implica em cenários com condições bem diferentes ao da época em que iniciaram a parceria.

3. Fique sempre atento aos prazos

A velocidade em que os resultados melhoram depende inteiramente do cumprimento dos prazos acordados. Dessa forma, acompanhar de perto cada etapa dos processos de planejamento, criação, testes e publicações de campanhas, fará toda a diferença para o seu negócio.

Então, além de estabelecer uma comunicação ativa com os profissionais, solicite os prazos para cada ação e acompanhe, cobrando o cumprimento dos prazos, caso eles sejam expirados.

Acredito que isso não será muito comum de acontecer, já que a empresa terceirizada fará o que for possível para valorizar a parceria, mas monitorar os prazos te dará uma noção de tempo para projetar a melhora dos resultados.

4. Monitore os resultados

Após a publicação das campanhas de marketing, é muito importante que analise os resultados obtidos, pois você será a melhor pessoa para dizer se eles foram bons ou não.

Para isso, utilize as ferramentas online e gratuitas do Google Analytics. Assim, terá bons recursos de métricas acessíveis para descobrir o real desempenho das campanhas de marketing feitas para a sua empresa.

Ao monitorar esses resultados, verá o impacto que a campanha gerou no negócio em forma de aumento das vendas online, geração de leads e compartilhamentos, podendo descobrir o que funciona e o que não funciona com o seu público.

Como pode ver, gerenciar um time de marketing terceirizado é possível e não representa uma tarefa tão difícil de ser feita. Basta seguir essas quatro dicas e terá o controle em suas mãos.

E você, como faz para gerenciar um time de marketing terceirizado? Conta para a gente nos comentários!