Em qualquer projeto, é importante implementar certos conceitos que garantem uma entrega de maior qualidade e potencial de sucesso. Isso inclui o uso de boas técnicas de UI Design e UX Design para que o seu resultado seja capaz de atrair o engajamento tão desejado do público e tenha um impacto positivo nele.

No entanto, para garantir bons resultados, é necessário saber a diferença entre UI Design e UX Design. Você já teve essa dúvida? São duas ideias com nomes bem parecidos que transitam dentro da mesma área, portanto, é muito fácil confundi-las.

O que é UI Design?

UI é “user interface” em inglês, ou interface de usuário. Significa toda e qualquer parte visual que o seu público utiliza para obter a informação ou função que deseja. Isso vai desde o layout de um aplicativo até a distribuição das funções em um caixa eletrônico, por exemplo.

Assim, o UI Design se refere a planejar e executar a criação de uma interface que atenda às necessidades do projeto. É necessário levar em consideração o perfil do público e quais funcionalidades o sistema terá.

São levados em conta tendências comportamentais e dados demográficos para que seja possível desenvolver interfaces que realmente sejam compreendidas e utilizadas pelo público-alvo. Qualquer dificuldade ou confusão nessa parte costuma apontar problemas na implementação do UI Design.

O que é UX Design?

UX significa “user experience”, ou experiência do usuário, em inglês. Trata-se de todo o contato que uma pessoa tem ao lidar com uma empresa, indo desde o ato da compra até um atendimento requisitado depois disso.

O intuito deve ser o de oferecer uma experiência cada vez mais positiva ao público e empregar sempre os esforços necessário para isso. Por conta disso, o UX Design é mais amplo e abrange ideias de mais áreas. Suas tendências podem impactar desde o marketing até o modelo de negócios da empresa.

A experiência do usuário tem tudo a ver com os seus objetivos, já que é capaz de gerar clientes mais satisfeitos e facilita o acesso a mais ofertas. O UX Design se preocupa em utilizar todos esses elementos a favor das suas metas e projetos.

Qual a diferença entre UI Design e UX Design?

Tendo em mente as particularidades de UI Design e UX Design, ficam claras quais as principais distinções entre os dois. Enquanto o primeiro se refere ao planejamento e desenvolvimento de interfaces, o segundo é mais abrangente e busca aprimorar cada vez mais o contato do cliente com a marca.

Ao analisar a diferença entre UI Design e UX Design, é possível perceber que ambos dependem um do outro. Por exemplo, não dá para pensar em experiência do usuário sem levar em conta a interface de um aplicativo. Ao mesmo tempo, a criação de UI Design precisa considerar o que se sabe a respeito das expectativas e do comportamento do público.

Como todo recurso empregado no desenvolvimento de uma solução ou produto, a diferença entre UI Design e UX Design deve servir para organizar as suas ideias e prioridades. Ao elaborar um projeto, dedique atenção especial a delegar esses processos a especialistas da área para garantir uma entrega alinhada às necessidades da sua empresa.

Continue acessando o blog para aprender mais sobre distinções importantes na área de marketing. Veja a diferença entre site mobile e responsivo para melhor estruturar o seu conteúdo.