A internet mudou o consumo. Com ela, entramos na era do marketing de conteúdo. Mas você já ouviu falar dessa abordagem? Sabe o que é Inbound Marketing?

Se antes tomávamos nossas decisões baseados nos anúncios de TV ou conferindo opções nas ruas, hoje temos um mundo de informações sobre empresas, produtos e serviços, literalmente, nas palmas das nossas mãos.

Em buscas no Google, encontramos uma lista de empresas em nosso bairro. Nas redes sociais, elas são avaliadas por clientes. É possível pedir orçamentos com um clique e reclamar de um atendimento ruim com a mesma facilidade.

Nesse ambiente, o marketing tradicional precisou ceder o seu espaço para algo mais conveniente: o marketing de atração.

Quer ficar por dentro do assunto? Então não perca o nosso post de hoje!

O que é Inbound Marketing?

Diferentemente do marketing tradicional, baseado em anúncios em veículos de grande alcance, o Inbound Marketing é focado em conteúdo: a ideia é oferecer ao consumidor as informações de que ele precisa, quando e onde for melhor para ele.

O conteúdo estratégico atrai potenciais consumidores, guia eles por meio das etapas da compra e fortalece o relacionamento, a fim de promover a fidelização deles.

É o caso de uma loja de celulares que divulga — em seu blog e redes sociais — conteúdos sobre tecnologia, por exemplo. Pessoas interessadas na área passam a seguir esses canais para receber essas informações.

Ocasionalmente, uma dessas pessoas precisa comprar um celular novo. Ela já conhece a empresa, então começa a pesquisar as opções oferecidas. Em seguida, escolhe o modelo e compra. Depois, passa a receber dicas por e-mail de como fazer a manutenção e preservar o seu aparelho por mais tempo.

Quais são as principais vantagens?

Viu como é conveniente? E as vantagens desse novo marketing são várias, para ambos os lados.

Hoje, separamos alguns benefícios que podem ajudar a alavancar a sua empresa.

Credibilidade

A produção de conteúdo relevante, original e atualizado ajuda a construir a credibilidade da sua empresa — e você certamente sabe o valor que esse fator tem!

Os usuários que consomem seu material não são apenas conduzidos por meio do processo de compra. Eles também aprendem a ver o seu negócio como uma referência no assunto. O resultado? Mais confiança e a sua marca sempre fresca na memória deles.

Custos menores

Uma das principais vantagens do Inbound Marketing é a redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC) — valor estimado para atrair, reter e convencer um consumidor a comprar.

Se você anuncia na TV, por exemplo, entrariam nesse cálculo desde o valor da produção do anúncio e de sua veiculação até o atendimento na loja.

Com o Inbound Marketing, você não apenas elimina os custos elevados dos anúncios, como atrai um público mais qualificado para sua empresa e o educa, de antemão, sobre seus produtos e serviços — portanto, sua equipe de vendas recebe um cliente pronto. 

Tudo isso reduz o custo que sua a sua organização tem para conquistar o seu público.

Fluidez nas vendas

O público que sua empresa atrairá na web é altamente qualificado. São pessoas que se interessam pelo conteúdo produzido por sua organização, logo, têm mais chances de comprar.

O consumidor também chegará mais preparado à equipe de vendas: bem informado por meio dos seus canais e, muitas vezes, até com a decisão já tomada. 

Com o Inbound Marketing, as vendas fluem, os processos ficam mais rápidos e menos dispendiosos. 

Relacionamento

O contato frequente com sua marca, a fim de acompanhar o conteúdo produzido, não apenas garante que seus consumidores estejam sempre por perto. Ele também gera interação.

No seu blog, nas redes sociais, por meio de newsletter e outras ferramentas: os consumidores estarão sempre conversando com você. 

Essa dinâmica ajuda no convencimento sobre a compra e tem outra vantagem importante: é uma fonte inesgotável de inspirações sobre seu mercado, podendo gerar melhorias ou até novas ideias de negócio.

Criação de um ativo

O conteúdo é um ativo para a empresa, pois vai ajudá-la a alcançar resultados em vendas a longo prazo, com constância. Além disso, o tráfego gerado é orgânico, ou seja, não há necessidade de investimentos adicionais em anúncios, apenas ganhos — além de todas as vantagens que conhecemos hoje!

É possível garantir resultados palpáveis?

Agora que você já sabe o que é inbound marketing, temos uma última vantagem muito importante: a possibilidade de mensurar resultados. Com o Inbound Marketing, você terá, em tempo real, dados sobre suas ações, seja nas redes sociais ou no site, por meio de ferramentas como Google Analytics.

O que isso significa? Além de todas as vantagens que listamos, você poderá fazer investimentos mais inteligentes e evitar desperdícios de recursos. Já testou essas ideias? Então conte suas experiências nos comentários!