Você quer conseguir visibilidade, gerar maior engajamento da marca e aumentar suas conversões? Com o uso cada vez maior das redes sociais, as empresas já perceberam que podem, ou precisam, aproveitar esse ambiente. Embora a maioria dos profissionais de marketing saibam da importância estratégica das redes, poucos mensuram seus resultados.

É aqui que entra o pixel do Facebook, uma ferramenta para acompanhar as campanhas da plataforma, que é uma das redes sociais mais usada no Brasil. Veja, neste post, o que é o pixel, quais as vantagens de usá-lo e como criar um para medir o desempenho dos seus anúncios. Confira!

O que é um pixel do Facebook?

Apesar do termo remeter a imagens, o pixel é um mecanismo para analisar o que acontece depois que um usuário clica em um anúncio. Primeiro, você insere um código no seu site com um tamanho praticamente invisível (1 x 1 pixel). Sempre que alguém visualiza ou faz uma ação no site, esse pixel retorna a informação para o Facebook, gerando as estatísticas da campanha.

Hoje existe somente um pixel que você instala e lista todas as informações que você precisa. O pixel registra como um evento toda ação de um usuário que chega no seu site pelos seus anúncios do Facebook. De acordo com os eventos que você habilita, ele gerará os relatórios.

Quais os tipos de rastreamento do pixel?

Para escolher quais dados acompanhar, existem os eventos padrão e os personalizados. Veja os eventos que o Facebook considera como padrão:

  • View Content: visualização de alguma das suas páginas;

  • Search: pesquisas feitas no seu site;

  • Add to Cart: produtos adicionados ao carrinho/acesso à página de vendas;

  • Add to Wishlist: produtos adicionados na lista de desejos/cliques no botão de compras;

  • Initiate Checkout: quando uma compra é iniciada, mas não concluída;

  • Add Payment Info: quando o usuário preenche os dados para fazer a compra e não termina o processo;

  • Purchase: compra ou objetivo concluído;

  • Lead: geração de leads para sua lista;

  • Complete Registration: preenchimento completo de formulários.

Caso seu objetivo seja diferente de um dos padrões, por exemplo, rastrear as compras com ticket acima de R$ 500,00, é possível criar um evento personalizado para isso. Você pode usar até 40 parâmetros de personalização diferentes.

Para que serve o pixel do Facebook?

Usando essa ferramenta, você consegue otimizar suas campanhas, melhorando o ROI (retorno sobre investimento) e motivando a equipe para bater metas. Veja alguns benefícios:

  • monitoramento: acompanhe a performance dos anúncios; às vezes o anúncio tem uma boa taxa de cliques, mas a página de captura não está convertendo; então você sabe que é necessário testar novas landing pages;

  • segmentação do público: direcione os anúncios para a audiência que está realizando uma ação desejada; ainda ajuda a entender melhor quem é sua persona;

  • aumento das conversões: aperfeiçoe suas campanhas e alcance o objetivo da estratégia, seja conseguir visitantes no site ou fazer novos leads; a empresa Sephora, por exemplo, usou o pixel no lançamento de uma fragrância que se tornou a número 1 da marca e teve 11% das vendas realizadas somente pelo Facebook;

  • mensuração dos resultados: analise os KPIs (indicadores-chave de performance) da sua campanha e tenha resultados concretos.

Como criar um pixel?

Agora, que você conferiu todas as vantagens, vamos criar seu pixel do Facebook?

  1. Acesse seu gerenciador de anúncios.

  2. No menu superior esquerdo, escolha “Pixels”.

  3. Clique em “Criar um pixel”.

  4. Escreva um nome e clique em “Criar”.

  5. Envie o código do pixel para o desenvolvedor do seu site: menu do gerenciador de anúncios > “Configurar pixel” > enviar as instruções por e-mail para um desenvolvedor. Digite o e-mail e clique em “Enviar”.

  6. Peça para o desenvolvedor instalar o código e conferir se está funcionando.

  7. Pronto! Agora é só instalar os eventos que você deseja monitorar usando: gerenciador de anúncios > “Pixels” > “Instalar eventos”.

Viu como o pixel do Facebook é uma importante ferramenta para medir e analisar seus resultados? Com ele, você consegue entender qual o desempenho da sua campanha, melhora a segmentação do seu público e, claro, aumenta suas conversões.

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