Que o marketing é a alma do negócio, todo mundo sabe! O que poucas empresas se atentam, no entanto, é a importância de uma estratégia de marketing bem estruturada. Muitas vezes, são criados planos de ação pouco estratégicos, o que acaba complicando os resultados depois.

Nesses casos, na hora de colocar na ponta do lápis os investimentos e os resultados alcançados, as empresas acabam se decepcionando: não encontram o ROI esperado e acabam desacreditando nos reais benefícios que o marketing pode trazer para o negócio.

Se você se encontra nessa situação, não se preocupe! Hoje, vamos mostrar o que você precisa considerar na sua estratégia de marketing digital para que ela lhe traga sucesso!

Estratégia de marketing com mensuração de resultados

Uma estratégia de marketing amadora não contempla a mensuração de resultados de forma estratégica. Quando trabalhamos com marketing, seja digital ou tradicional, precisamos ter um foco claro no que vamos alcançar, seja o objetivo propriamente dito ou os indicadores-chave de performance (KPI’s).

Os números podem nos dizer coisas incríveis: as prioridades do público-alvo, com que tipo de conteúdo os clientes têm mais interação, que tipo de anúncio converte mais… Tudo isso é apresentado nos dados coletados pelas plataformas de mensuração de resultados.

O problema das estratégias amadoras, nesse caso, é que os dados não são coletados. E, no caso de serem, não possuem uma análise bem estruturada e não tendenciosa.

Nesse momento, o auxílio de uma agência de marketing é importante: os profissionais estão treinados para identificar os dados e analisá-los sem deixar influenciar a percepção — é essa análise não tendenciosa que faz toda a diferença na hora da mensuração de resultados.

Planejamento bem estruturado

A ausência de um planejamento bem estruturado é um dos erros mais comuns nas estratégias de marketing amadoras. Isso acontece porque o planejamento precisa de atenção em alguns tópicos:

  • ser bem pensado para o mercado;

  • ser mutável, uma vez que as tendências do mercado mudam rapidamente e é preciso ir adequando o que foi planejado;

  • contemplar ferramentas, principalmente de automação;

  • identificar todas as características do seu negócio para sugerir ações que realmente se encaixam com o seu mercado.

Com todas essas particularidades, o planejamento bem estruturado torna-se necessário e complexo. Nas estratégias amadoras, um planejamento que não segue essas quatro premissas acaba se tornando irrelevante.

Informações valiosas de mercado

As informações dadas pelas ações são valiosas para a sua empresa. Isso porque a mensuração de resultados, como dito no primeiro tópico, será responsável por apresentar para a empresa como o público se comporta, o que o público realmente espera de empresas do seu nicho etc.

Um outro ponto fundamental é o estudo da concorrência. As estratégias amadoras desconsideram o monitoramento dos concorrentes, por “ser uma perda de tempo”.

Na verdade, acompanhar esses dados é fundamental. Com eles, você consegue identificar, graças às ações das outras empresas, o que vem dando certo e o que está dando errado, e criar um plano de ação com base nessas informações.

A identificação clara do público e de suas preferências também é fundamental para direcionar as estratégias da empresa.

Ações mais assertivas com foco no seu mercado de atuação

Por último, mas não menos importante, a estruturação de ações mais assertivas. Quanto mais amador for o seu planejamento, menos direcionado para o seu mercado ele está.

Nesse caso, as ações são muito comuns e pouco atrativas. O segredo é criar estratégias realmente voltadas para o seu negócio, com foco no público-alvo e nas informações coletadas na mensuração de resultados, por exemplo.

O que realmente garante uma estratégia de marketing bem estruturada? Profissionais capacitados! Confira o nosso artigo sobre os benefícios de contratar uma agência e tire suas dúvidas!