A sua empresa tem boa equipe, que traça estratégias interessantes de mercado, mas não há certeza se os resultados obtidos estão conforme esperado? Então você deve investir no acompanhamento das ações. Afinal, esse auxílio permite definir se uma estratégia realmente funciona.

No post de hoje, vamos falar sobre o que são KPI’s e como eles podem ajudar você nesse acompanhamento. Confira!

O que são KPI’s?

KPI — Key Performance Indicator — significa Indicador Chave de Performance, em português. Trata-se de uma forma de acompanhar e medir ações, mostrando se os objetivos traçados são conquistados.

Para cada negócio, há indicadores diferentes que devem ser controlados. Em relação ao marketing digital, cabe à gestão estudar e analisar quais são os principais indicadores e como eles serão controlados.

É importante frisar que os indicadores devem focar em um objetivo principal. Por exemplo, se o objetivo é “aumentar as vendas”, controlar o número de “likes” em uma página do Facebook não é interessante — mas falaremos sobre isso a diante.

Como escolher um KPI?

Essa é uma dúvida comum. Com tantas possibilidades, como escolher os KPI’s para o seu negócio? Para responder a essa questão, cada indicador deve conter algumas características.

Relevância

Apesar de parecer óbvia, essa característica é extremamente importante. Não adianta querer controlar indicadores que não são importantes para a empresa. Isso só dará trabalho para a equipe e não produzirá nenhum resultado.

Possibilidade de ser medido

A ideia do KPI é identificar um parâmetro que deve ser acompanhado. Sendo assim, ele só será válido se for medido e comparado. 

Importância para o objetivo principal

Todo conjunto de ações deve ter um objetivo principal e todo KPI deve mostrar a influência dessas ações no objetivo.

Por exemplo, se o objetivo é aumentar a força de uma marca, um dos KPI’s pode ser o tráfego no site. Se o tráfego aumenta, significa que as ações estão de acordo com o objetivo. 

Periodicidade

O KPI precisa ser medido de tempos em tempos, a fim de acompanhar como está o desenvolvimento do parâmetro.

Isso é importante para identificar se uma determinada ação foi eficaz ou não e, assim, corrigir aquelas iniciativas que não deram certo.

Por que “likes” no Facebook não trazem resultados reais para sua empresa?

Esse é um bom exemplo a ser mostrado. No marketing digital, estar presente nas redes sociais, como o Facebook, é uma ótima ferramenta.

Portanto, imagine que o objetivo de uma campanha é aumentar as vendas. O número de curtidas em um post ou na página da empresa não traz um resultado real sobre o seu objetivo.

Sozinho, esse tipo de dado não consegue ter uma relação com o seu propósito. Nesse caso, seria interessante medir quantas pessoas realizaram uma compra a partir de um post que você publicou. Esse seria um KPI interessante.

Portanto, fique de olho em casos parecidos com esse. Pode ser que você já tenha perdido dinheiro por não medir seus resultados da forma correta.

Os KPI’s são indispensáveis para o sucesso da sua estratégia. Você precisa acompanhar constantemente suas ações e os resultados de cada passo. Além disso, há agências que são especializadas nessa experiência e podem ajudar o seu negócio.

Gostou do nosso post sobre o que são KPI’s? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também tenham acesso a essas informações!