O Google realmente revolucionou a maneira com que trabalhamos e nos relacionamos. As ferramentas são tantas que empresas e pessoas têm dificuldades em utilizar tantos recursos. Mas existem aquelas principais, com as quais temos mais contato e das quais precisamos no nosso dia a dia. É nelas que vamos nos focar hoje, dando uma visão geral do que o Google pode fazer pela sua empresa.

Buscador

A principal ferramenta da empresa e a que a lançou para o mundo, o buscador do Google é o mais acessado do mundo, detendo mais de 80% das pesquisas realizadas pelos usuários. Com as buscas no Google você tem acesso a toda a informação disponível na rede, classificada de acordo com a relevância de cada página para o tema buscado.


E-mail

O Gmail também é o e-mail de maior sucesso no mundo, tendo ultrapassado, em 2012, o número de 287 milhões de usuários. Com o Gmail você tem 15 gigabites de espaço para armazenar seus e-mails e o melhor serviço de envio e entrega de e-mails gratuito do mundo.

Google Adwords

É a ferramenta de anúncios do Google. Com o Adwords você cria anúncios para serem veiculados em links patrocinados, aqueles que ficam na parte superior da tela e à direita nos resultados de buscas orgânicas. A forma de pagamento destes anúncios é por clique, ou seja, você só paga o serviço do Google quando alguém acessa o seu link, o que torna as campanhas publicitárias mais direcionadas e com melhores resultados de conversão.

Google Adsense

Para quem deseja ganhar dinheiro com o Google, o Adsense é uma ferramenta de publicidade, que funciona com um link inserido na sua página da internet, seja um site ou um blog. É o Google quem seleciona os anúncios que serão veiculados e, toda vez que o anúncio na sua página for clicado, você ganha um valor pago pela empresa anunciante e repassado pelo Google.

Google Analytics

Para quem deseja monitorar seus resultados na internet, o Analytics oferece uma gama variada de relatórios e estatísticas de acesso ao seu site ou blog, gerando gráficos e planilhas que permitem uma ação de melhoria imediata nas suas campanhas de Adwords, por exemplo. o Google Analytics possui integração com boa parte das outras ferramentas, criando uma solução completa para o usuário.

Google Alerts

Se você deseja saber o que está sendo dito a respeito da sua marca na internet, pode criar alertas baseados em palavras-chave no Google Alerts, sendo avisado toda vez que a sua empresa for mencionada na internet.

Google Drive

A recorrente história de esquecer os documentos no escritório, no pen drive ou no CD já não colam mais, pois com o Google Drive você deixa todos os seus arquivos na nuvem, podendo acessá-los de onde estiver. Basta ter uma conexão de internet e pronto, você visualiza e edita qualquer documento que precise. É possível ainda compartilhar seus documentos com outras pessoas e editá-los em conjunto, o que facilita o trabalho em equipe.

Google Maps

O google maps é um dos melhores serviços de mapeamento e gps na internet, para uma empresa pode ser estratégico indicar sua localização para ser encontrado facilmente pelos clientes! Uma pesquisa completa no google também gera uma resposta do maps, onde as pessoas também postam comentários e avaliam seu negócio.

E aí, pronto para utilizar o Google de forma estratégica para o seu negócio? Quais outras ferramentas do Google você utiliza?