É complicado garantir que a sua empresa tenha visibilidade para o público consumidor hoje em dia. São muitas informações, vários concorrentes e diversas plataformas de interação. 

Mas não se preocupe, essa revolução digital trouxe também ferramentas que nos auxiliam na tentativa de aparecer mais no mercado. Se usadas corretamente, elas se tornam ótimas formas de melhorar o tráfego do seu site e a visibilidade da sua marca!

Por isso, nós falaremos neste post sobre os links patrocinados e suas implicações para o negócio. Confira!

O que qualifica os links patrocinados?

Se você nunca ouviu falar disso antes, dá pra explicar bem rápido! Os links patrocinados são aqueles nos quais você investe para as ferramentas de busca anunciarem na internet — o Google Adwords, por exemplo, é a principal delas. 

O objetivo desses links é certificar a presença da marca no meio digital (seja em mídias sociais, sites de busca ou páginas online) e, assim, aumentar as vendas pela internet. 

É importante destacar que os anúncios pagos só aparecem para pesquisas que utilizam determinadas palavras-chave. Dessa forma, os usuários que encontrarem seu link têm algum interesse no assunto. 

Quais são as formas de investir?

Para investir nos links patrocinados, não é necessário desembolsar uma quantidade exorbitante de capital, como acontece nas publicidades tradicionais — comerciais de TV ou anúncios em outdoor.

Você só precisa analisar qual é a melhor estratégia para sua empresa — levando em conta o alcance do público-alvo e a atração do seu site — e, a partir disso, decidir qual orçamento é o ideal para atingir suas metas. 

Há 3 formas principais de investimento! 

  1. O Pay-Per-Click ou Custo Por Clique (CPC): você paga apenas os anúncios que forem clicados pelos usuários. 
  2. O Custo Por Mil (CPM): o orçamento é feito de acordo com mil anúncios exibidos, independentemente do clique. 
  3. O Custo Por Aquisição (CPA): o valor é cobrado apenas quando há conversão ou aquisição de clientes. 

É interessante investir em anúncios de mídias sociais. No Twitter, por exemplo, você pode utilizar tweets patrocinados para que alguma palavra-chave apareça na timeline dos seus seguidores, conduzindo-os para o seu site. No Facebook, existem os posts pagos com alcance muito maior do que o algoritmo da rede permite — além dos anúncios regulares que aparecem na linha do tempo dos internautas. 

Como mensurar o Retorno sobre Investimento?

Com ferramentas digitais, é possível mensurar praticamente tudo. Você consegue descobrir como está a taxa de conversão de clientes, quantos usuários viram ou clicaram em seu anúncio, quantas vezes ele foi exibido etc. 

Assim, é muito mais fácil calcular o ROI, ou seja, quanto você recebeu com o investimento realizado. Portanto, é ideal contratar agências especializadas que saibam diferenciar e interpretar os dados relevantes, de forma a garantir o retorno financeiro para a empresa. 

Links patrocinados ou SEO?

É muito comum existir uma certa insegurança na escolha da estratégia para o marketing de busca. Entretanto, quando falamos sobre links patrocinados e SEO, não há, necessariamente, uma melhor opção. São estratégias complementares.

Enquanto os links patrocinados conseguem aumentar o tráfego para um site após serem configurados, a otimização para mecanismos de busca (SEO) cria um ativo de conteúdo que levará usuários para o site a longo prazo, sem a necessidade de investimento em anúncios.

Outra diferença importante: com os links patrocinados, você cria promoções mais rápidas com data de expiração. Essas ações não teriam oportunidade de aparecer bem no Google a longo prazo — por meio do SEO. 

Com links patrocinados, podemos mensurar, a curto prazo, exatamente o custo de cada clique em nossa campanha e relacioná-lo à venda direta para obter nosso ROI. Já com SEO, precisamos levar em conta os gastos com produção de conteúdo de qualidade e otimização ao longo do tempo para colher mais resultados no futuro. 

Se você quiser entender mais sobre links patrocinados, confira o nosso post que explica como uma agência especializada pode ajudá-lo nessa estratégia!