Um novo ano está se aproximando e, com ele, chegam grandes tendências que precisam estar previstas no seu orçamento de marketing. São ideias inovadoras que têm tudo para trazer ótimos resultados às marcas que as adotarem, portanto não deixe que os seus concorrentes saiam na frente.

O momento de planejar as ações do ano seguinte nunca deve ser apressado. É necessário olhar cuidadosamente para as movimentações do mercado e o progresso da tecnologia para aproveitar as melhores ideias.

Quando foi a última vez que você parou e examinou as tendências mais fortes da área para implementar em sua estratégia de marketing? Se é cada vez mais difícil obter bons resultados em vendas e visibilidade, está na hora de uma mudança.

Veja a seguir as quatro estratégias que não podem ficar de fora do seu orçamento de marketing em 2018:

1. Inbound Marketing

Use iscas de conteúdo de qualidade que satisfaçam às necessidades do seu público-alvo em um fluxo contínuo que considera o quanto essas pessoas estão preparadas para comprar de você. Essa é a proposta do Inbound Marketing, que precisa fazer parte do seu orçamento para 2018.

Trata-se de um conjunto de estratégias envolvendo diversos canais cujo objetivo principal é entender as dores do cliente e entregar soluções em forma de conteúdo especializado. Quando ele estiver mais disposto a fazer negócio, vai preferir uma marca na qual confia: a sua.

2. Experiência do cliente

Cada vez mais, as pessoas contam com diversas opções em diversos segmentos. Para atrair clientes para a sua empresa, você precisa de um diferencial realmente atrativo: uma boa experiência do cliente. Isso significa ir além do básico e encantá-lo de formas que o fidelizem e o mantenham satisfeito.

Não se limite apenas a realizar promoções e oferecer cupons de desconto. Procure entender as motivações e necessidades dos seus clientes e traga o que estão precisando. Certifique-se de que todo contato que fazem com a sua empresa seja produtivo e positivo. Por fim, analise os seus dados de satisfação para ter certeza de que está no caminho certo.

3. Atendimento via chatbot

Que tal contar com atendentes capazes de oferecer as soluções que os seus clientes estão procurando de maneira instantânea? Essa é a proposta dos chatbots, uma das tendências fortes que você precisa incluir no orçamento de marketing para o ano que vem.

Com um chatbot, você configura um roteiro a ser seguido e traz um atendimento interativo para que o seu público possa obter o que precisa. Isso não significa que você deve eliminar o lado humano desse trabalho. Os chatbots também servem para desafogar essa demanda e permitir que a sua equipe se dedique aos atendimentos mais decisivos.

4. Big Data

Nunca tivemos tantos dados à disposição quanto nos dias de hoje. Resta saber o que fazer com eles. A tendência do Big Data também se aplica ao marketing digital, já que informações referentes ao perfil do público e à performance das suas campanhas sempre são bem-vindas.

Certifique-se de incluir no seu orçamento de marketing para 2018 uma estrutura voltada para analisar esses dados adequadamente e detectar oportunidades valiosas. A partir daí, será possível implementar ações muito mais estratégicas apoiadas em informações concretas.

Tendo em mente a importância de cada uma dessas tendências para o seu orçamento de marketing de 2018, está na hora de começar a se planejar.

Analise quais são as necessidades da sua marca e a realidade do seu mercado. Fique de olho no que os seus concorrentes estão fazendo e nunca deixe de recolher feedbacks dos seus clientes a respeito da sua atuação.

Para garantir a melhor abordagem ao lidar com essas tendências, entre em contato conosco.