A criação de identidade visual de uma empresa ou produto vai além do desenho de um logotipo feito por alguém que domine uma ferramenta de criação gráfica. Esse trabalho envolve diversos outros fatores e apenas uma equipe qualificada tem condições de desenvolver esse conceito de forma profissional e com qualidade.

Dentro desse contexto, nossa ideia é explicar para você a importância de contratar uma agência para a criação da sua identidade visual. Para isso, elaboramos 5 tópicos. Ficou curioso? Então continue a leitura!

1. Estudo de públicos e personas

Para desenvolver uma identidade visual, é fundamental que o designer responsável pelo desenho do logotipo tenha subsídios para sua criação. Por isso, recomenda-se sempre um estudo detalhado de públicos e personas para os quais aquela marca é destinada.

Tendo conhecimento dos gostos do público, o designer poderá desenvolver uma arte que seja bem assimilada e aceita pelas pessoas que consumirão um determinado produto ou se tornarão clientes de uma empresa.

2. Estudo de cores

Uma agência que possui uma equipe qualificada para a elaboração de uma identidade corporativa entende que é importante fazer um estudo de cores para utilizar na representação de uma marca.

Esse esforço pode ter como base a teoria da psicodinâmica das cores, por exemplo. Essa técnica diz que nosso cérebro reage de maneira diferente quando exposto a cada tonalidade.

O amarelo e o vermelho combinados, por exemplo, fazem com que as pessoas sintam fome e é por isso que muitas marcas de comida e redes de fast-food utilizam essas cores nas embalagens de seus produtos.

3. Escolha da tipografia

Tipografia é o nome que se dá ao processo técnico da escolha de elementos gráficos de uma peça, como as fontes das palavras e os grafismos que compõem uma identidade visual.

Vale lembrar de que utilizar a mesma fonte em todos os documentos e peças gráficas de uma empresa também faz parte da identidade visual e, por isso, o estudo da tipografia é tão importante nesse trabalho.

4. Padronização de peças gráficas

A identidade visual não é composta apenas pelo logotipo de uma empresa, tratando-se de uma padronização de todas as peças gráficas ou visuais de uma marca — seja em meios impressos, como folders, flyers e placas, ou em meios virtuais, como sites, blogs e páginas nas mídias sociais.

Além disso, uniformes de funcionários, brindes dados a clientes e qualquer outro material produzido com a marca da organização devem ser padronizados. Portanto, vale reforçar que é papel da agência orientar o cliente quanto a isso e desenvolver esse trabalho.

5. Profissionalização do processo

Em uma agência, geralmente, um profissional não faz uma identidade visual sozinho. Colaboradores especializados em design, comunicação, publicidade e relações públicas trabalham juntos, desenvolvendo assim um trabalho de qualidade para as empresas.

É claro que uma pessoa que domina um software de criação de imagens pode conceber um logotipo bonito, mas ele não cumprirá totalmente a sua função, pois não foi realizado um estudo para a sua composição. Isso, a médio e longo prazo, pode trazer diversos problemas para uma organização.

Conseguiu entender a importância da contratação de uma agência para a criação de identidade visual? Que tal então continuar aprendendo e baixar o nosso e-book que fala sobre a importância da Presença Digital para a sua empresa”? Temos certeza de que esse material trará boas dicas para você!