Alguma vez você ouviu falar sobre persona? Existe uma grande chance que sim. Este conceito tem substituído o chamado público-alvo, sendo muito usado por profissionais de marketing nos dias de hoje.

Entretanto, muitas pessoas ainda ficam confusas quanto a diferença entre público-alvo e persona. Os dois, mesmo com funções parecidas, têm grandes distinções.

Neste post vamos falar sobre cada um deles, explicar o porquê da persona ter mais relevância em uma estratégia de marketing digital e te ajudar a sanar as suas dúvidas. Confira!

O que é público-alvo?

Originário da comunicação de massa, este termo é uma definição generalizada de uma faixa social que se pretende impactar com uma ação de marketing. O seu objetivo é segmentar o público por meio de informações demográficas, como: idade, sexo, renda mensal, nível educacional, profissão, localização etc.

Esse tipo de estratégia funcionava relativamente bem na era de ouro da televisão e do rádio. No tempo em que apenas grandes corporações tinham recursos para criar e executar campanhas de marketing. A internet veio para mudar esta realidade e, com o advento do Inbound Marketing, veio o termo persona.

O que é persona?

A persona é uma descrição mais aprofundada de clientes e prospectos. Contudo, a caracterização, nesse caso, vai muito além dos dados demográficos, levando em conta detalhes mais pessoais de um indivíduo, como: necessidades, dificuldades, medos, sonhos, rotina, comportamentos, preferências de compra, relacionamentos etc.

Veja o exemplo a seguir de uma definição de público-alvo e de persona:

Público-alvo

Homem, de 20 a 30 anos, classe BC, curso superior completo, morador de São Paulo – SP.

Persona

João tem 25 anos e está iniciando no mercado de trabalho. Depois de 4 anos cursando administração, ele agora busca boas oportunidades em grandes empresas de São Paulo. Ainda tem dificuldades financeiras na hora de comprar bens mais caros, como carros e apartamentos.

João gasta a maior parte do seu dinheiro investindo em cursos e momentos de lazer com sua namorada e amigos mais próximos. Geralmente prefere programas como barzinho e cinema em vez de boates e shows mais agitados.

Por que é importante ter uma definição de persona?

Criar conteúdo interessante, relevante e útil não é o bastante para ter sucesso em uma campanha comunicacional nos dias de hoje. É preciso também falar diretamente com o público, de forma mais personalizada e segmentada. Esta é a base do marketing de conteúdo!

O nível de dificuldade sobe quando uma empresa quer comunicar sem saber com quem está falando. Assim, a persona vem como uma peça auxiliar na busca pela máxima efetividade do marketing.

Para traçar esse retrato textual detalhado é necessário, além de um exercício imaginativo, muita pesquisa, tanto na internet como no mundo offline. Use as redes sociais, sites de buscas e as próprias conversas do dia a dia para desenhar o perfil da persona ideal para a sua marca. Vale citar que muitas empresas vão ter dois ou mais perfis de personas.

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