A transformação digital integrou-se completamente ao mundo dos negócios, e hoje, dificilmente as empresas conseguem se manter competitivas sem incorporar novas tecnologias às etapas de produção, vendas, ou prestação de serviços. Nesse contexto, a metodologia de gamificação vem se mostrando uma ótima alternativa no aprimoramento do desempenho interno, e especialmente na experiência com o cliente.

Ainda não conhece essa tendência? Então acompanhe este post e saiba como a gamificação pode acelerar as receitas do seu empreendimento!

O que é gamificação?

A gamificação tem origem no termo inglês gamification, e representa uma nova estratégia de abordagem das empresas, repercutindo não apenas no nível de afinidade do seu público-alvo, aumentando o percentual de vendas, mas também no envolvimento e na produtividade dos funcionários.

A proposta é trazer ao contexto empresarial as técnicas, o dinamismo, as ideias e os recursos que os games oferecem e que podem contribuir para o alcance das metas e para a excelência dos produtos ou serviços.

Como ela funciona?

O modo de funcionamento da gamificação está ligado à interatividade. Para as empresas, isso simboliza como funcionários ou clientes reagem diante dos conteúdos que lhes são submetidos.

O mais comum é que tais estratégias sejam aplicadas no formato virtual, em sua maioria por mecanismos lúdicos, como jogos ou gincanas — uma forma menos invasiva de estimular o público a ter identificação com a marca.

Trata-se de promover a participação em determinadas ações em troca de recompensas, um impulso diferenciado para entender com que se está lidando e qual é a melhor forma de estreitar esse vínculo.

Quais são os seus principais benefícios?

Estimula o espírito de superação

A gamificação nas empresas geralmente é aplicada por meio de programas de pontuação – tarefas e desafios lançados aos colaboradores. Então, à medida que eles avançam nas suas missões, acumulam pontos que são ranqueados em um placar e gratificados de alguma maneira.

Tal mecanismo desperta o sentimento de superação pessoal e igualmente em relação aos companheiros — uma forma saudável de manter a competitividade entre a equipe, garantindo a vantagem de um time sempre de motivado.

Controla a eficiência das campanhas de marketing

Um dos pontos fortes de se trabalhar com a lógica da gamificação é a possibilidade de medir, em tempo real, a reação dos consumidores em cada ação interativa. Com isso é possível coletar dados importantes sobre os hábitos e comportamentos do seu público.

Quanto maior é o número de informações, mais específicas e adequadas serão as campanhas e, consequentemente, o engajamento dos consumidores aumentará.

Como implementar a estratégia na empresa?

Assim como qualquer tipo de estratégia, a gamificação também exige um bom planejamento antes das ações serem implementadas. Nesse sentido, 3 aspectos são fundamentais para que a sua execução seja bem-sucedida. São eles:

  • reconhecimento dos pontos de vulnerabilidade da sua empresa;

  • delimitação dos objetivos pretendidos com a gamificação;

  • realização de testes.

Primeiramente, não se pode iniciar um processo de gamificação sem entender os problemas que se busca solucionar com essa metodologia. Por exemplo: existe alguma deficiência no alinhamento dos colaboradores em relação à cultura da empresa? Há uma necessidade de melhor segmentação de público?

Reconhecidos os pontos fracos, é hora de estabelecer as metas que você pretende alcançar, isto é, traçar os possíveis caminhos para corrigir as falhas ou incrementar alguma área específica.

A terceira etapa diz respeito à mensuração da eficácia das técnicas escolhidas. Para tanto, a realização de testes é indispensável, pois evita a perda de tempo e de dinheiro com estratégias que não estão surtindo o efeito almejado.

O papel da gamificação é despertar a atenção dos potenciais consumidores por meio da diversão somada ao incentivo das bonificações, um jeito mais leve de prepará-los para absorver os valores gerados pela empresa e compartilhar sua satisfação com outras pessoas. É, portanto, um excelente caminho para alavancar o sucesso do seu negócio.

Agora que você já aprendeu sobre a influência da gamificação no crescimento de um empreendimento, aproveite para entender como uma agência digital ajudará você na otimização de SEO!