Apesar de ser usada por várias empresas para ajudar na gestão de suas estratégias de marketing digital, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o que é automação de marketing e quais benefícios ela pode gerar.

Com isso, acabam perdendo a chance de colocar o marketing dos seus negócios no “piloto automático”, facilitando a execução de algumas tarefas de rotina e garantindo a conquista de melhores resultados para a sua organização.

E se você ainda não sabe o que é automação de marketing, fique tranquilo. Neste post, ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira!

O que é automação de marketing?

A automação de marketing é une diversas tecnologias e processos gerenciais, tendo como objetivo aumentar a eficiência e otimizar o trabalho dos profissionais da área.

Com essas ferramentas, é possível realizar um maior número de tarefas em um tempo menor, aumentando a produtividade dos profissionais da equipe, o que consequentemente vai impactar na conquista dos resultados de sua organização.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

Não é por acaso que a automação de marketing está chamando a atenção das empresas nos dias de hoje. Ela oferece uma série de benefícios que podem transformar o time de marketing de uma organização. 

Entre as principais vantagens da automação de marketing, podemos destacar:

A automação de marketing otimiza o seu trabalho

Um dos maiores benefícios da automação de marketing é, sem dúvidas, a otimização do trabalho que ela proporciona.

Isso porque é possível delegar para as ferramentas de automação a realização de tarefas simples, como o envio de e-mails, o cadastro de novas leads ou a publicação nas redes sociais.

Dessa forma, você terá mais tempo para realizar as tarefas mais importantes para o seu negócio, podendo investir na elaboração de táticas que possam garantir um melhor retorno sobre o investimento em suas estratégias promocionais.

Garante uma nutrição de leads mais eficaz

Além de otimizarem o trabalho dos profissionais de marketing, as ferramentas de automação são muito úteis em uma estratégia de geração e nutrição de leads.

Isso porque elas permitem a coleta de dados dos visitantes de seu site de forma automática, facilitando todo o processo de nutrição de leads.

Além disso, as ferramentas de automação também são capazes de enviar de forma automática diversas mensagens para a sua lista de contatos, educando-os e preparando-os para fechar negócio com sua empresa ao final do processo.

Esse processo de nutrição de leads ajudará você a aumentar suas vendas, diminuindo o custo de aquisição por cliente e garantindo os lucros da organização.

Ajuda a aumentar as vendas de sua empresa

As ferramentas de automação também são muito úteis para ajudar as empresas a gerenciarem as informações de seus clientes em sua lista de contatos, permitindo que você identifique quais conteúdos do seu site foram acessados pela sua clientela e, até mesmo, a maneira como se dá o avanço pelo funil de vendas.

Assim, você será capaz de identificar quais leads estão mais preparados para fechar negócio com sua empresa, repassando-os para o seu time comercial.

Com isso, seu time de vendas fará contato apenas com leads mais qualificados, o que ajuda a aumentar as vendas e diminuir o custo de aquisição de clientes, o que é saudável para qualquer organização.

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e quais os benefícios para sua organização, aproveite e leia nosso post sobre os 4 motivos para terceirizar o setor de comunicação e marketing de sua empresa, a fim de colher resultados ainda melhores em sua estratégia!