Uma boa ideia é fundamental para alcançar sucesso com uma startup. Um planejamento do que precisa ser feito pode ajudar o empreendedor a ter êxito de forma mais rápida. No entanto, sem uma boa equipe, dificilmente uma startup terá sucesso. Surge, então, uma dúvida na cabeça dos empresários: como montar uma equipe competente?

Este artigo traz algumas dicas. Acompanhe!

1. Defina qual o perfil desejado para sua equipe

É comum que muitos empresários não tenham clareza sobre que perfil de colaborador necessitam na hora de montar uma equipe. Isso frequentemente ocorre por insegurança de empreendedores, principalmente aqueles que estão em sua primeira experiência como gestores de negócios. Nesses casos, é comum convidarem amigos, familiares e colegas para trabalharem no projeto.

O problema é que, sem uma função designada ou sem a experiência adequada, essas parcerias não agregam valor à ideia, podendo colocar em risco a empresa.

2. Estabeleça o que será oferecido ao colaborador

A rotina de trabalho de uma startup é totalmente diferente daquela praticada nas outras modalidades empresariais. É comum as pessoas que trabalham nesse tipo de empresa — principalmente nos estágios iniciais — entenderem o negócio como um investimento em longo prazo.

Por isso, esclareça ao futuro colaborador o que será oferecido em troca de seu trabalho. A remuneração pode ser simbólica, em troca de uma participação na empresa, por exemplo.

3. Trabalhe com freelancers quando possível

Redatores, fotógrafos, assessores de imprensa e designers são apenas algumas das profissões necessárias para qualquer empresa, em algum momento. Porém, todas elas podem ser realizadas por profissionais freelancers.

Adquira o hábito de trabalhar sob esse regime, sempre que possível. Desse modo, os processos de seu negócio ganham agilidade e você terá economia nos investimentos.

4. Desenvolva sua liderança

Saber como montar uma equipe é algo complexo. Mas, por melhor que sejam os profissionais escolhidos, o que faz com que eles entreguem o máximo de si nas tarefas é o modo com que você os lidera.

Observe-se, para identificar quais são as suas fraquezas. Assim, você pode, consequentemente, corrigi-las. Sua comunicação é eficaz? Suas ações são coerentes com o que você fala? Torne-se um líder!

5. Terceirize o Marketing

Os profissionais de Marketing são essenciais para o desenvolvimento da startup, afinal, são eles que traçarão as estratégias de vendas.

No entanto, não é necessário contratar um profissional especializado nessa área, mas é preferível terceirizar essa parceria. Uma das vantagens é poder contar com profissionais experientes, que já desenvolveram projetos de sucesso antes. Outro benefício é a redução de custo.

Perceba que criar um processo de seleção para contratar um profissional de alto nível pode ser muito caro. Ainda existe o risco de a contratação não ser um sucesso, ou do colaborador sair no meio do projeto porque recebeu outra proposta de trabalho.

Não por acaso a terceirização nesse segmento tem sido uma opção considerada por empresas de todos os portes.

6. Respeite o trabalho dos outros

É raro, mas acontece em algumas incubadoras: empresários que exploram a mão de obra de profissionais menos experientes. Mantenha uma postura responsável na hora de atuar com sua equipe, afinal, reverter uma imagem negativa no mercado é algo muito difícil.

Um escândalo, de qualquer tipo, afasta não só os profissionais, mas também os investidores.

Como montar uma equipe é uma atividade profissional, lembre-se de que o estagiário de hoje pode lhe ajudar amanhã. Não cultive inimigos em sua carreira. Isso, definitivamente, não é bom para os negócios.

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