Um dos grandes desafios de equipes que investem no Marketing Digital é provar o seu investimento, mostrando os resultados. Muitas empresas, gestores e sócios têm dúvidas quanto aos resultados e questionam os recursos empregados.

Para você que sabe o potencial dessa estratégia e o quanto ela pode trazer de retorno — como aumento da visibilidade da marca, maior credibilidade no mercado, melhor relacionamento com os clientes e melhor percepção das necessidades dos consumidores —, é muito importante saber calcular e demonstrar o valor do Marketing Digital.

Se você também busca maneiras de demonstrar o valor desse investimento, confira nosso post de hoje. Vamos identificar as melhores práticas e métricas que comprovam que o Marketing Digital é uma mina de ouro para o seu negócio!

As principais métricas para comprovar o valor do Marketing Digital

Esse tipo de Marketing tem algumas métricas que são essenciais para acompanhar e validar suas ações. São elas:

1. ROI — Retorno sobre Investimento

O ROI — Return On Investment — é uma das principais métricas que todo empreendedor deve acompanhar. Ela avalia o resultado de suas ações e pode mostrar se um determinado investimento deve ser mantido, escalado ou até interrompido.

Imagine que sua equipe de Marketing criou uma campanha nas redes sociais com o objetivo de atrair mais leads. A meta era o aumento de 20% sobre o número que já possuíam. Depois das ações tomadas e do tempo estipulado, é necessário avaliar o desempenho dessa ação — não somente se a meta foi alcançada, mas a relação de investimento e o retorno obtido.

Esse cálculo se faz da seguinte forma:

ROI = (receita obtida – valor investido) / valor investido

2. CAC — Custo de Aquisição por Cliente

A segunda métrica de nossa lista é o CAC. Toda empresa busca atingir novos clientes e traça estratégias para esse objetivo. Mas quanto custa a aquisição de um cliente? Você já pensou que pode estar gastando mais dinheiro para adquirir um cliente do que ele efetivamente retorna para a empresa em compras?

Essa métrica permite, ainda, avaliar os diferentes meios de aquisição, identificando aqueles que possuem melhores resultados com menores custos.

Para calcular o CAC, siga a fórmula:

CAC = (despesas + investimento em marketing) / número de novos clientes

Lembre-se de que o CAC deve ser calculado em um determinado período de tempo.

3. Ticket médio

O ticket médio é o valor gasto pelos clientes em cada pedido, calculado como uma média. Essa métrica é importante para verificar o comportamento dos clientes.

Além disso, pode-se criar estratégias para aumentar o ticket médio e estimular o aumento do valor gasto, como combos, descontos progressivos e frete grátis a partir de um determinado valor de compra.

Para calcular essa métrica, siga a fórmula:

ticket médio = receita do mês / número de pedidos

Quais são os benefícios em se controlar as métricas?

As métricas que mostramos são exemplos do que deve ser controlado no Marketing de seu negócio. É muito importante entender que suas ações só terão a eficiência comprovada se os dados forem analisados. Assim, cada estratégia é focada em resultados, não em achismos.

Controlando as métricas, você poderá indicar ao seu sócio:

  • a eficiência de cada ação tomada;
  • as melhores práticas;
  • como cada estratégia interfere no objetivo traçado;
  • a definição das prioridades;
  • um caminho mais fácil para alcançar o sucesso.

Faça a leitura dos dados e mostre o caminho do sucesso ao seu sócio

Depois do que vimos neste artigo, fica clara a importância de se preocupar com o controle de métricas do negócio para demonstrar o valor do Marketing Digital. As estratégias permitem elevar o seu empreendimento e tomar ações mais precisas, aumentando seu impacto e reduzindo custos e tempo.

Analise cada métrica importante do seu negócio que interfere diretamente nos seus objetivos e a acompanhe regularmente. Assim, você e seu sócio poderão definir quais investimentos serão mantidos, aumentados ou interrompidos.

Agora que você já viu como mostrar o valor do Marketing Digital, conheça as 3 vantagens de contar com uma agência de Marketing Digital full service.