Para aprender sobre o que é SEO local, é necessário fazer uma pequena introdução ao contexto dos buscadores e do novo comportamento dos usuários com o crescimento do acesso à internet móvel.

Pois bem, SEO são técnicas aplicadas dentro e fora de um site, que podem influenciar o seu posicionamento no resultado de uma pesquisa realizada em um buscador, como o Google. Ao aplicá-las, o objetivo é que um usuário encontre sua página ou conteúdo ao pesquisar sobre palavras-chave relevantes ao seu negócio.

Tendo isso em vista, siga conosco para aprender o que é SEO local e entenda por que ele é tão importante para a sua empresa!

O que é SEO local?

A navegação em um dispositivo móvel não é igual à tradicional, realizada em computadores. O comportamento também é diferente no estilo das buscas realizadas pelo celular, que costumam ser mais instantâneas e pontuais, em que os usuários visam a aprender, descobrir ou consumir algo.

Considerando que o principal meio de acesso à internet dos brasileiros é o celular, torna-se fundamental desenvolver estratégias específicas para essa navegação. Segundo o Google, 94% dos usuários de smarthphones fazem buscas durante a realização de tarefas e deslocamentos. São aquelas situações em que nos vemos procurando o endereço de algum restaurante ou serviço, por exemplo.

É nesse contexto que surge a necessidade do SEO Local. A estratégia visa a otimizar o posicionamento de seu site ou conteúdo de acordo com a localização do usuário — em um estado, município, bairro ou região. Os recursos aplicados também contemplam melhorar o resultado para buscas específicas, como por exemplo, “bares na Vila Madalena”.

Quais são as vantagens do SEO local?

Visibilidade

O SEO aumenta as chances de usuários que estão buscando por seu estabelecimento encontrarem seu endereço ou telefone de contato. A busca local também permite que potenciais clientes que ainda não conhecem sua marca descubram seus serviços caso estejam localizados perto de você.

Maior potencial de conversão

Como as buscas por celular costumam ser mais instantâneas, a expectativa é que o resultado seja uma solução pontual para o problema do usuário. Assim, os potenciais clientes estão mais propensos a efetivamente ir até seu estabelecimento e consumir.

Fidelização

Clientes que estejam buscando dados de localização da sua empresa precisam encontrá-las com facilidade. Assim, não há risco desse usuário se interessar por outra marca que ofereça mais informações.

Credibilidade

Os resultados da busca local costumam ser acompanhados de avaliações dos usuários sobre o serviço ou estabelecimento. O Google Meu Negócio, por exemplo, permite que clientes comentem como foi a sua experiência de visita ou consumo.

Como implementar o SEO local?

Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite o cadastro de estabelecimentos para serem exibidos em resultados de busca do Google e do Google Maps. Com ele, mesmo que você não tenha um site, é possível informar aos potenciais consumidores o endereço, dados de contato, descrição e fotos do seu negócio.

Avaliações locais positivas

Estimule usuários e clientes a avaliarem o seu estabelecimento no Google Meu Negócio. O posicionamento da sua marca no resultado de busca pode ser impulsionado por boas avaliações.

Ajustes no site

Caso tenha um site, é fundamental informar aos usuários sobre os dados de endereço e contato do seu negócio. Esses dados devem estar cadastrados seguindo as técnicas tradicionais de SEO para que os buscadores leiam essas informações e possam posicioná-lo de acordo com as buscas locais.

Também é necessário que o seu site seja responsivo, ou seja, que seu conteúdo seja adaptável para variados formatos e tamanhos de tela. O Google considera esse um dos fatores mais importantes de ranqueamento em buscas realizadas por celulares.

O SEO local é um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital. Com ele, tanto grandes sites quanto pequenos estabelecimentos podem tornar-se mais visíveis aos usuários localizados nas proximidades e interessados em uma conversão instantânea e pontual.

Conseguiu aprender o que é SEO local e como ele pode ajudar a sua empresa? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude a disseminar esse conhecimento!