O significativo aumento da demanda de dispositivos móveis e a facilidade de acesso à internet são fatores que contribuíram diretamente com o aumento do número de usuários acessando sites e blogs por meio de smartphones e tablets — o que podemos considerar um grande avanço tecnológico, não é verdade?

No entanto, é comum tentarmos acessar determinado site por meio de um dispositivo móvel e percebermos que tanto a interface quanto as aplicações não se ajustam adequadamente.

Por esse motivo foram criados os sites mobile e os sites responsivos. Afinal, site mobile ou responsivo: você conhece as diferenças entre eles? Não? Então continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

Site mobile ou responsivo: quais são as diferenças?

Site responsivo

O termo “responsivo” já diz que trata-se de um site que tem a capacidade de se adaptar ao modelo de dispositivo que está acessando a página naquele momento.

Ou seja, um site responsivo consegue adaptar a tela ajustando o layout de forma flexível conforme as necessidades do usuário. Entre seus benefícios estão:

  • o fato do site responsivo proporcionar uma experiência mais agradável ao usuário, melhorando sua visualização e a navegabilidade, independentemente dele estar utilizando um smartphone, um tablet ou o desktop;

  • não apenas o visual é ajustado, mas também toda a disposição de elementos de navegação, já que existem grandes diferenças em se navegar em uma página utilizando um mouse ou touchpad e uma tela sensível ao toque;

  • um site responsivo pode ser considerado uma ótima estratégia de SEO, pois os algoritmos de buscadores que avaliam a relevância de um site dão prioridade a sites responsivos nas pesquisas de usuários.

Site mobile

O site mobile é desenvolvido com definição, dimensões e aplicações específicas para oferecer uma experiência positiva de acesso por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Você deve estar dizendo a si mesmo que site mobile ou responsivo são praticamente iguais, já que a única diferença é que o site responsivo atende a todas as plataformas, enquanto o site mobile atende apenas aos dispositivos móveis.

Mas o fato é que os sites mobile têm toda sua codificação de imagens, layout, fontes e outros recursos destinada diretamente ao uso de dispositivos móveis.

Quando um site é desenvolvido primariamente para as plataformas desktop, toda sua interface será ajustada para que o usuário acesse por meio de um smartphone ou tablet. É evidente que o formato e o design terão que se adaptar a uma tela menor.

Outro aspecto interessante em sites mobile é que seu custo de desenvolvimento é muito mais baixo do que uma readaptação do site original para torná-lo responsivo.

Vale ressaltar ainda que a URL de um site mobile geralmente é endereçada com um subdomínio que leva um “m”, como forma de identificar que se trata da versão mobile do site original.

Site mobile ou responsivo: qual utilizar para a empresa?

Um site responsivo oferece a vantagem da mesma página poder se adaptar a diferentes dispositivos que o acessam.

Entretanto, os custos para transformar um site comum em responsivo podem ser mais elevados do que para se criar um site mobile do início. Além disso, um site mobile oferece uma experiência de navegação aos usuários de smartphones e tablets mais adequada e positiva.

Portanto, o gestor da empresa deve analisar as vantagens e desvantagens de cada formato para decidir se precisa de um site mobile ou responsivo.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de baixar nosso guia gratuito de SEO para iniciantes!