Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS) é um protocolo de segurança suportado pelos sites e navegadores de internet para impedir o acesso e a manipulação por invasores dos dados transmitidos. A proteção se deve ao fato de toda a comunicação ser criptografada e autenticada.

Essa característica de um site é atestada por um registro chamado de certificado Secure Sockets Layer (SSL). Ele é responsável por avisar o usuário de que está navegando em um site seguro, comprovado pelos seus testes imparciais e precisos. O certificado SSL é emitido por organizações de segurança e tem que ser renovado periodicamente para permanecer válido.

Dessa forma, SSL e HTTPS são dois conceitos que precisam fazer parte da realidade do seu site se você deseja transparecer segurança e proteger os dados dos visitantes. Além disso, os navegadores de internet denunciam os casos em que a página é insegura, portanto, é capaz de você perder acessos caso não conte com o devido certificado. Continue a leitura para saber um pouco mais sobre o assunto!

Como a segurança do site é relevante para o ranqueamento?

Implementar normas de SEO é algo essencial para a relevância do seu site em meio aos concorrentes, já que permite se posicionar de maneira mais estratégica entre os resultados de pesquisa do Google. Isso significa otimizar os elementos das suas páginas para que apareçam em buscas relacionadas aos seus assuntos.

No entanto, isso não é tudo o que deve ser feito para garantir visibilidade e um bom ranqueamento no Google. O buscador também leva em conta a segurança dos sites que recomenda, ou seja, os certificados SSL e HTTPS são fundamentais para manter uma boa posição no Google. 

Desde meados de 2014, o Google passou a priorizar conteúdos classificados como HTTPS em seus resultados de buscas. Com o passar dos anos, esse fator começou a servir como critério de desempate para favorecer certas páginas sobre outras. Tudo isso representa uma forte tendência de que o Google vê a web voltada a protocolos seguros, sem espaço para quem não se preocupa com isso.

O que fazer para conseguir um certificado SSL e trabalhar com HTTPS?

Todo tipo de site que desejar manter sua relevância na web precisa atuar com os protocolos SSL e HTTPS. Agora que você já entendeu a importância desses elementos, deve se planejar para implementar esses recursos em seu site. Afinal, a sua empresa pode ter seus resultados prejudicados sem os devidos protocolos de segurança.

O certificado SSL deve ser obtido por meio de sites autorizados que realizam a análise e oferecem as instruções adequadas para você instalá-lo em suas páginas. Um exemplo é o Let’s Encrypt, que permite adquirir um certificado SSL gratuitamente de forma automatizada, sendo suportado pela maioria dos navegadores de internet.

Depois de obter o seu certificado SSL, ele tem que ser instalado no servidor do seu site. Por fim, para lembrar os seus visitantes de que estão navegando em uma área segura, você pode utilizar selos ou demais recursos visuais.

Para obter sucesso com um site na internet, você precisa estar sempre por dentro de tudo o que é tendência nessa área.

Ignorar um movimento como o de SSL e HTTPS pode ser extremamente prejudicial para os seus resultados, visto que suas páginas perderão espaço nos sites de buscas e seus potenciais clientes deixarão de confiar em você. Proporcione mais segurança aos seus visitantes e aproveite os benefícios!

Ficou com alguma dúvida sobre os certificados SSL e HTTPS em qual tipo de site? Deixe sua pergunta nos comentários!